domingo, 17 de julho de 2011

PORQUE VOCÊ NÃO SE RETIRA? - DO LIVRO NEM ÁGUA NEM LUA

"No seu mais íntimo ser, você é totalmente só - ninguém pode entrar aí. Nem mesmo um Mestre pode entrar aí. Se alguém puder entrar, então esse ponto ainda está do lado de fora, não é o âmago mais interno do seu ser. No centgro de um círculo pode haver apenas um ponto, não dois. Se existirem dois, ainda não é o centro. Então ainda existe uma pequena periferia ao redor dele.
Você está só no ponto mais profundo do seu ser. O Mestre pode auxiliá-lo a tornar-se alerta para esse fato. E, uma vez que você o conheça, toda doença interior desaparecerá. Quando você aceitar sua total solidão, você será liberdade, não hjaverá nenhum apego - o amor poderá fluir!
Na realidade, apenas nesse momento o amor pode fluir, porque então o amor não é uma dependência, você não é dependente do outro. Quando você depende de outra pessoa, ao mesmo tempo se sente contra ela - porque tudo o que o torna dependente é seu inimigo, não pode ser seu amigo. Assim, os amantes continuamente brigam porque o amante é o inimigo, o amado é o inimigo. Você trona-se dependente, não pode viver sem ele ou sem ela. Sua liberdade é destruída, e qualquer amor que destrói a liberdade mais cedo ou mais tarde transforma-se em ódio.
Apenas o amor que lhe dá liberdade nunca se transforma em ódio, é eterno."
                                           
                                             (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário